Belvedere: Varizes: muito além de estética, seu tratamento envolve saúde

As varizes são veias superficiais, dilatadas e anormais que caracterizam uma alteração funcional da circulação venosa. O problema ocorre quando a válvula responsável por conduzir o sangue venoso de volta ao coração não consegue realizar essa função.

Consequentemente, o sangue passa a ficar acumulado na região afetada – sobretudo dos membros inferiores – provocando alterações nas veias que resultam no surgimento de varizes.

Muitas pessoas acreditam que se trata apenas de uma questão de estética, quando na verdade é uma doença crônica que piora progressivamente. Estudos internacionais apontam que cerca de 20 a 30% das mulheres e 10 a 20% dos homens vão apresentar algum grau de doença ao longo de sua vida.
Por ser uma doença evolutiva, cerca de 3 a 11% das pessoas com varizes podem chegar aos estágios mais avançados da doença com a presença de formação de úlceras nas pernas e escurecimento e ressecamento da pele.

A doença apresenta os seguintes fatores de risco: histórico familiar, obesidade, sedentarismo, múltiplas gestações, uso de hormônios, trabalho em pé, tabagismo, dentre outros fatores.

As varizes são facilmente identificadas ao simples exame visual. Na maioria dos casos o próprio paciente consegue perceber o problema. Ao procurar o especialista, ele fará o diagnóstico e irá graduar a doença e indicará os exames que ajudarão a identificar o problema e as decisões sobre o tipo de tratamento.

Detectada a presença de varizes realiza-se o tratamento mais adequado para cada paciente. Os métodos de tratamento vão desde o conservador, cirurgia, escleroterapia química ou termoablativas. A escolha do tratamento depende do tipo de veia, da condição clínica do paciente, da localização e extensão das varizes.

Na visão mais atual sobre o manejo da doença venosa, as várias modalidades de tratamento são combinadas para obtenção dos melhores resultados, tanto estético como para alívio dos sintomas. Se você tem algum grau de doença venosa, faça uma avaliação com o especialista. Cuide-se. A doença venosa é progressiva e deve ser tratada.

Clínica Vascular Camila Caetano

Dra. Camila Ribeiro Caetano – Cirurgiã Vascular – CRM 50597 – RQE 32.963. Membro do Corpo Clinico do Hospital Biocor e diretora científica da Clínica Vascular Camila Caetano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *